No processo de doação compartilhada de óvulos, uma mulher que tem muitos óvulos doa para outra mulher que não os produz mais devido a menopausa ou por baixa produção. A mulher que recebeu os óvulos ajuda a doadora nos custos do tratamento, que também é compartilhado. Este processo é regulamentado pela resolução 2168/2017, do Conselho Federal de Medicina.
Para ser doadora de óvulos alguns requisitos são necessários: ter idade máxima de 35 anos, ter boa saúde física e mental e que não ser portadora de doenças infecciosas transmissíveis ou doenças genéticas, além de ter uma boa reserva funcional ovariana, avaliada através de exames complementares.
Os óvulos podem ser recebidos por: mulheres que não produzem mais óvulos ou com baixa reserva ovariana e já realizaram sem sucesso diversas tentativas anteriores com seus próprios óvulos. Casais homoafetivos masculinos que desejam ter filhos também são indicados para a doação compartilhada de óvulos.
O procedimento é feito com a estimulação ovariana da doadora, retirada dos óvulos maduros que serão compartilhados com a receptora. Os óvulos destinados à doadora são fertilizados com os espermatozoides do seu companheiro, sendo que o mesmo irá acontecer com os óvulos destinados à receptora. Os embriões produzidos são transferidos ou congelados para posterior transferência.
Dr. Ricardo Pimentel
Especialista em Reprodução Humana
CRM-GO 15740 / RQE 12421/13793
- Research Fellow and Scientist in Human Reproduction at New York University;
- Especialista em Reprodução Assistida pela USP- Ribeirão Preto;
- Doutor em Reprodução Humana pela USP-RP em parceira com a New York University;
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Reprodução Assistida pela FEBRASGO.
Perfetto Reprodução Humana
Endereço: Rua 135, n° 323 – Setor Marista, Goiânia, Goiás.
WhastApp: (62) 99851-5115
Telefone: (62) 4101-8289
Acesse o site: drricardopimentel.com.br