O teste de fragmentação do DNA espermático tem como objetivo a avaliação da estrutura do DNA e da cromatina. O exame também avalia os mesmos critérios do espermograma como volume, cor, viscosidade e ph do sêmen, e concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides.
As duas técnicas mais utilizadas do teste de fragmentação do DNA espermático são a TUNEL e o Teste da estrutura da cromatina espermática. A técnica TUNEL utiliza substâncias reagentes com corantes fluorescentes que detectam os danos: os espermatozoides com DNA fragmentado possuem coloração verde na cabeça e são definidos como TUNEL positivo, enquanto aqueles com coloração azul indica que o espermatozoide tem DNA íntegro.
No teste da estrutura da cromatina espermática, ocorre interação entre uma sonda fluorescente e a molécula de DNA. Nos espermatozoides com o DNA fragmentado, ocorre uma mudança no sinal de fluorescência.
Os percentuais de integridade do DNA estão diretamente relacionados aos de fertilidade, e podem variar de 15%, quando é considerada excelente, a 50%, nos casos em que é muito baixa.
Dr. Ricardo Pimentel
Especialista em Reprodução Humana
CRM-GO 15740 / RQE 12421/13793
- Research Fellow and Scientist in Human Reproduction at New York University;
- Especialista em Reprodução Assistida pela USP- Ribeirão Preto;
- Doutor em Reprodução Humana pela USP-RP em parceira com a New York University;
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Reprodução Assistida pela FEBRASGO.
Perfetto Reprodução Humana
Endereço: Rua 135, n° 323 – Setor Marista, Goiânia, Goiás.
WhastApp: (62) 99851-5115
Telefone: (62) 4101-8289
Acesse o site: drricardopimentel.com.br